Quando o assunto é a cadeia de valor da celulose de eucalipto, a Suzano sai na frente com seu modelo de negócio global que é único e irreplicável. A companhia se estruturou de tal forma que está presente em todos os elos da cadeia de valor da Suzano Biopulp: desde a concepção das mudas até a entrega dos fardos de celulose para nossos clientes em mais de 100 países. Isso confere atributos fundamentais para uma relação comercial de confiança e tornam a Suzano um parceiro de valor.
Estou falando, acima de tudo, em confiabilidade na entrega. Temos um sistema operacional e logístico diferenciado que nos permite ter adaptabilidade para conseguir manter o nível de serviço esperado pelos nossos clientes. São sete fábricas de produção da Suzano Biopulp, com grande parte do volume sendo escoado por ferrovias, e três portos em diferentes regiões do Brasil. E temos mais por vir! Novas estruturas já estão sendo erguidas para acomodar toda a produção que será proveniente do nosso Projeto Cerrado, a unidade em construção em Ribas do Rio Pardo (MS).
Trata-se de um novo terminal intermodal na cidade de Inocência (MS) e a ampliação nos dois terminais em operação no Porto de Santos (SP), o T32 e DPW, este último operado em parceria com a empresa DP World Santos. O início das operações da nova unidade está previsto para junho de 2024, e essas estruturas logísticas também estarão operacionais até esta data. Com tudo isso, temos um sistema logístico resiliente, flexível, integrado, confiável e altamente competitivo.
Outro diferencial na nossa logística é a operação de 10 navios que fazem o transporte dedicado da celulose da Suzano. Isso nos permite ter uma atuação mais ágil e resiliente, em especial em momentos de desafios na cadeia logística global, como o que vivenciamos ao longo da pandemia de Covid-19. Ao traçar o plano para a entrega de um pedido, temos sempre rotas alternativas – o conhecido ‘plano B’ – que pode ser acionado a qualquer sinal de problema com a rota prioritária.
E isso não foi conquistado da noite para o dia. São décadas de operação, aprendizados, desenvolvimento e parcerias com fornecedores que estão sempre disponíveis para fazer mais e melhor. Queremos entregar valor e conferir um nível diferenciado de serviço aos nossos clientes de celulose.
Inovabilidade na logística
Falando em parcerias, valorizamos muito todas as que já temos e as que ainda vão surgir. Nosso principal driver é gerar e compartilhar valor. E um conceito que nos instiga a buscar sempre o melhor em todas as áreas de negócio da companhia é a inovabilidade, que é a inovação aliada à sustentabilidade.
A partir dela, mapeamos ativamente as tendências de mercado que nos permitam entregar um serviço mais eficiente, seguro e sustentável. Isso passa, por exemplo, pela automatização e autonomização de equipamentos. Assim, apresento aqui algumas inovações recentes que demonstram o protagonismo da Suzano quando o assunto é o transporte da nossa celulose.
Atualmente, em duas de nossas operações portuárias, no Portocel, terminal portuário que é uma sociedade entre Suzano e Cenibra, localizado em Aracruz (ES), e no Itacel, terminal da Suzano no Porto do Itaqui, localizado em São Luís (MA), estamos realizando testes de caminhões autônomos na operação, fazendo o trajeto entre o armazém e o constado. Somos a primeira empresa na América Latina a utilizar essa tecnologia para o transporte de celulose em terminais portuários. Outro pioneirismo em nível global é o uso do spreader automático com capacidade de até 32 toneladas. Essa ferramenta permite o embarque de celulose com ganchos automáticos, garantindo maior segurança aos trabalhadores e com potencial de aumentar a produtividade portuária. Esse equipamento foi desenvolvido pelo Portocel e está em fase de integração na sua rotina operacional e também na rotina do Itacel. Por fim, um dos grandes desafios atuais das operações logísticas é reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Queremos fazer a transição para o uso de combustíveis cada vez mais eficientes e menos poluentes, ou seja, uma green transition. Por isso, temos fomentado e participado de estudos e provas de conceito em parceria com nossos fornecedores para combustíveis alternativos e equipamentos mais eficientes.
A sustentabilidade é a estratégia do negócio da Suzano, seja no campo, onde há os plantios de eucalipto, seja na ponta, entregando os fardos de celulose Suzano Biopulp para os clientes. Somos um elo que conecta clientes com a sustentabilidade e a tranquilidade de que o seu negócio está seguro e no caminho rumo à Bioeconomia.